terça-feira, 27 de abril de 2010

O que eu deveria ter feito? Me calado.

Lendo uma das crônicas da Martha Medeiros - que diga-se de passagem, adoro todas -, eu li um texto, cujo o nome é "A voz do silêncio". E ele se trata exatamente de como o silêncio, é muito pior do que palavras que você não queira ouvir.

E a parte que mais mexeu comigo foi "Pior do que a voz que cala, é um silêncio que fala. Simples, rápido! E quanta força!". É, e quantas situações vieram à minha cabeça, quantos telefonemas que eu não deveria ter dado, que eu não deveria ter atendido. As mensagens que eu não deveria ter mandado. Pois, no fundo, eu tinha entendido o recado, mesmo que esse recado nunca tivesse sido dado. Era o fim, e ponto final.

Mas eu, como a maioria das pessoas, prefiro ouvir uma pessoa dizendo para mim as coisas que eu no fundo, não gostaria de ouvir, do que o silêncio. Pois, o silêncio do outro para mim é inquietante, irritante, e provoca uma profunda tristeza.

Eu admiro as pessoas que conseguem guardar as palavras para si, que se calam nas horas certas. E acredite, isso causa mais efeito do que qualquer palavra. Os telefonemas param, as mensagem na madrugada param, e a pessoa vai desaparecendo, como se nunca tivesse surgido. Nem se lembram de que nós, estamos ainda, esperando algum sinal. Mesmo que esse sinal seja um ponto final.

E eu fico me perguntando: "Será que se eu tivesse me calado na hora certa, as coisas estariam melhores?". Não sei, e acho que nunca vou saber. A única coisa que eu desejo aprender agora, é me calar. Aprender a segurar meus sentimentos pra mim, e sem pensar que o outro deveria saber o que eu acho. Pois, era o que eu deveria ter feito, mas não fiz. Que eu saiba usar as palavras na hora certa, e me calar também. Assim, eu e a pessoa em questão aprendemos o recado dado da mesma forma. Os torpedos? Não vão vir mais. A caixa de e-mail? Vai continuar do mesmo jeito. O telefonema? Talvez não o receba mais. Mas a vida? Essa continua, e dá muitas voltas, se dá.

4 comentários:

  1. Oi, Manoela!
    Sobre teu texto: eu prefiro uma palavra ferina do que o silencio que angustia.
    No máximo, a palavra ferina me mostrará a intenção do interlocutor. O silencio não me diz nada, o silencio corrói minhas forças. Não sei lidar com quem se cala ao inves de expor seu sentimento.

    Sobre isso, ecrevi aqui ó:
    http://incongruentelisura.blogspot.com/2010/03/teu-silencio.html

    Sobre o teu comentário: o amor, quando nos abraça, é impossível deixar de acreditar. Ele fala por si só. E se não acreditamos no que sentimos, então acho que não deve ser amor.

    Beijo grande =D

    ResponderEliminar
  2. O silencio é sempre bem vindo. Mas é bom falar as vezes, o telefonema, a caixa de email não são esquecidos por isso. Percebeu? Lindo texto!
    Sigo-te.

    ResponderEliminar
  3. O silêncio ás vezes diz o que mil palavras não dizem.Mais em algumas horas o silêncio é tão cruel quanto mil estacas no peito :\ Gostei, gostei.Estou seguinto tbm, volte sempre. Beijos :*

    ResponderEliminar
  4. Uauuuuuuuuuuuuuuuuu....tá na hora de acabar o show....sim, vamos com as palavras, sim, vamos desbancar o silêncio e não, ñ temos tempo para sermos covardes e nos angustiarmos por quer falar e deixar com que a vontade passe...

    E uma dama tão encantadora como vc, sempre saberá a hora de se expressar, sempre saberá a hora de causar o efeito com a palavra correta.

    Nunca se cale e, se em algum momento ñ quiser se pronunciar, é só se lembrar: "sempre com vc"

    Te adoro!

    ResponderEliminar